Formação do Povo Brasileiro

/
0 Comments
     
    
     Quando os portugueses chegaram ao Brasil, existiam entre 3 e 5 milhões de índios, que pertenciam a cerca de 1.400 grupos diferentes. Ao longo dos séculos, a população mudou muito. Os descendentes de portugueses e de outros imigrantes europeus se juntaram aos índios, mais os descendentes dos africanos, que foram trazidos como escravos, além dos orientais, que chegaram como imigrantes.
Muitos casamentos aconteceram entre pessoas de origens diferentes, o que contribuiu para formar uma população bastante mestiça.
  • Índios - Conflitos com os brancos e doenças que eram desconhecidas pelos índios até a chegada dos portugueses fizeram com que a população indígena quase desaparecesse.
  • Africanos - Entre os séculos XVI e XIX, o Brasil foi o país da América que mais recebeu escravos africanos. Foram cerca de 4 milhões de homens, mulheres e crianças.
  • Portugueses - Nos primeiros dois séculos de colonização, chegaram cerca de 100 mil portugueses ao Brasil. No século seguinte, esse número aumentou para cerca de 600 mil. Na primeira metade do século 20, a chegada de portugueses foi a maior já registrada: mais de 25 mil ao ano. Isso significa que, em cinquenta anos, mais de um milhão de portugueses desembarcaram no Brasil.
  • Outros imigrantes - Com o fim da escravidão no final do século XIX, o governo brasileiro passou a incentivar a vida de imigrantes para trabalhar no Brasil. Era preciso substituir a força de trabalho na agricultura, principalmente nas lavouras de café. Também faltavam trabalhadores para as indústrias que surgiam. Entre 1888 e 1930, chegaram ao Brasil cerca de 3 milhões e 700 mil pessoas. A maioria veio da Europa. Eram espanhóis, italianos e alemães. Mas também vieram muitos árabes e japoneses.




Vitória Wanner




Fonte: Almanaque Recreio


You may also like