Selma

/
0 Comments

Selma: Uma luta pela igualdade

     A trama segue a campanha de Martin Luther King (David Oyelowo) na cidade de Selma, no interior do conservador estado do Alabama, nos Estados Unidos. Lá, ele e o restante do movimento se engajam na luta pelo direito irrestrito ao voto para a população negra. Para pressionar, principalmente, o governo do presidente democrata Lyndon B. Johnson (Tom Wilkinson), ele decide puxar uma marcha de Selma até Montgomery, capital do Alabama. O choque é visto no fundamentalismo representado pelo governador George Wallace (Tim Roth) e pelo xerife Jim Clark (Stan Houston) - ambos brancos e preconceituosos.
     A estratégia do grupo liderado por Luther King é, de maneira pacífica, ir impondo suas presenças, como ir acampar na frente do tribunal e marchar pelas ruas. E se a polícia intervêm, é mostrado na TV e impacta aos que assistem. Chamar atenção da América, inclusive alertando para os soldados que estão sendo enviados para o Vietnã em nome da paz, enquanto ela não é conquistada em seu próprio solo.

     O desfecho do filme é positivo, negros podem votar e exercer todos os seus direitos, porém o preconceito continua a existir e devemos lutar contra. No filme podemos perceber o que foi uma pequena parte das injustiças cometidas conta os negros. Por parte do governo, das pessoas da cidade e dos soldados. Reflexos disso são sentidos até os dias atuais, onde ainda muitas pessoas cometem atrocidades umas com as outras apenas pela cor da pele. Fica a questão, o que a cor de um ser humano influenciará no seu "ser"? Até quando lutaremos por algo que não é legítimo? Por questões tão vazias...



Lançamento              5 de fevereiro de 2015 (2h8min)
Dirigido por               Ava DuVernay
Com                            David Oyelowo, Carmen Ejogo, Tim Roth
Gênero                       Biografia, Drama, História
Nacionalidade           Reino Unido, EUA




Eduarda Benetti e Júlia Tolotti


You may also like